CDU defende Alqueva <br>para abastecimento público

Os ve­re­a­dores eleitos nas listas da CDU no mu­ni­cípio de Al­jus­trel pro­pu­seram, em reu­nião de Câ­mara ocor­rida a se­mana pas­sada, que a al­bu­feira do Al­queva também seja uti­li­zada para o abas­te­ci­mento de água às po­pu­la­ções. A pro­posta, de­sen­ca­deada a pro­pó­sito do baixo nível hí­drico da al­bu­feira do Roxo, foi apro­vada por una­ni­mi­dade e en­viada ao Mi­nis­tério da Agri­cul­tura.

Em co­mu­ni­cado, os eleitos pelo PCP-PEV lem­bram que «o Em­pre­en­di­mento de Fins Múl­ti­plos de Al­queva, quando foi con­ce­bido, previu, para além do grande im­pulso que iria gerar na agri­cul­tura alen­te­jana, o apoio ao abas­te­ci­mento pú­blico de água às po­pu­la­ções». Nesse sen­tido, «foi criada uma rede pri­mária com vá­rias cen­tenas de qui­ló­me­tros de con­dutas» com o in­tuito de, em si­tu­a­ções de seca, abas­tecer as al­bu­feiras se­cun­dá­rias do Plano de Rega do Alen­tejo.

«Este ano es­tamos jus­ta­mente a passar por uma si­tu­ação de alarme, já que os re­gistos de plu­vi­o­si­dade apre­sentam va­lores muito in­fe­ri­ores às mé­dias de anos con­si­de­rados nor­mais. Como con­sequência di­recta deste es­tado de ca­la­mi­dade é a si­tu­ação em que se en­con­tram as al­bu­feiras do Alen­tejo, no­me­a­da­mente a do Roxo, que tem a ver­tente de abas­te­ci­mento pú­blico de água aos con­ce­lhos de Al­jus­trel e de Beja», nota ainda a CDU, que con­clui: «Afinal não existe falta de água no Baixo Alen­tejo, mas sim uma dis­tor­cida gestão dos nossos re­cursos hí­dricos», e apela «à tu­tela, que tome as ini­ci­a­tivas jul­gadas in­dis­pen­sá­veis para o re­forço do abas­te­ci­mento de água pro­vinda de Al­queva para a bacia do Roxo».

 



Mais artigos de: Nacional

A paz constrói-se e defende-se

O Dia In­ter­na­ci­onal da Paz foi as­si­na­lado em Al­mada, no dia 21, numa sessão pro­mo­vida pelo CPPC, o mu­ni­cípio e o mo­vi­mento as­so­ci­a­tivo, onde a cul­tura e a arte as­su­miram um lugar des­ta­cado.

Melhorar as condições de vida

A Con­fe­de­ração Na­ci­onal de Re­for­mados, Pen­si­o­nistas e Idosos as­si­nala o Dia Mun­dial do Idoso rei­vin­di­cando o res­peito pela dig­ni­dade da­quela ca­mada so­cial e a re­po­sição do poder de compra per­dido nos úl­timos anos.

CPPC por desnuclearização

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) assinalou, anteontem, com um debate no Porto, o Dia Internacional para a eliminação total das armas nucleares. Na iniciativa realizada em colaboração com a Universidade Popular do Porto, participaram a embaixadora de Cuba,...

CPPME quer mudanças fiscais

A Confederação Portuguesa de Pequenas e Médias Empresas (CPPME) reclama uma política tributária que dinamize a economia e propõe medidas transversais com o objectivo de promover «as actividades das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) do mercado interno,...